sábado, 26 de maio de 2012

NOVO ESPAÇO DO MUSEU NAVAL FOI INAUGURADO


    ALMADA AMPLIOU A SUA REDE DE MUSEUS
A cerimónia da inauguração do novo espaço de exposição, foi presidida pela  Presidente da Autarquia, Maria Emília de Neto Sousa, pelos vereadores António Matos  do Pelouro da Cultura e pela  pelouro do Urbanismo, Amélia Pardal e ainda por Fernando Mendes, presidente da Junta de Freguesia de Almada.
Presentes também várias personalidades da vida politica e da Marinha  para além  de antigos trabalhadores navais , dos respectivos estaleiros que fazem parte desta exposição.
"Com esta exposição, homenageamos os homens e mulheres que afirmaram o trabalho como um valor essencial à dignidade humana e tornaram Almada uma referência da indústria nacional, mas também tornamos esse passado numa oportunidade de futuro, orgulhando-nos dessa memória e fazendo da história um presente que perdura(...) curvo-me perante todos aqueles que nos possibilitaram estar hoje aqui a inaugurar este museu". Palavras emocionadas da presidente da autarquia.
Maria Emília Neto de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Almada, no uso da palavra na cerimónia de inauguração, do novo espaço de exposições do Museu Naval.
O antigo armazém de moldes da Companhia Portuguesa de Pescas, depois de recuperado deu lugar a um novo  espaço do Museu Naval que hoje dia 26 de Maio foi inaugurado.Mantendo as características do edifício como espaço funcional e de memória da construção e reparação naval, o espaço de exposições foi ampliado, passando a dispor de uma área quatro vezes maior, complementando as instalações pré-existentes do Museu Naval: sala de exposições, centro de documentação, reservas, áreas técnicas, posto de venda e acolhimento de público.
  Localizado na  frente ribeirinha do Olho de Boi, junto ao Jardim do Rio e vem assim  reforçar a Rede Municipal de Museus, no Concelho de Almada. Cerca de 300 mil euros é quanto foi investido nas intervenções de reabilitação e requalificação levadas a cabo,pela Câmara Municipal de Almada no âmbito do Programa Polis XXI – Parcerias para a Regeneração Urbana/Frentes Ribeirinhas (QREN).



Momento em que era descerrada a lápide do novo espaço do Museu.A nova área expositiva permite maior polivalência de exposições e apresentação pública do acervo municipal, bem como uma maior diversidade da oferta educativa.


A visita à exposição patente
  

O presidente,  José Manuel Maia, da Assembleia Municipal de Almada,também esteve presente neste acto solene, e naturalmente reviveu alguns momentos da sua vida como operário da Indústria Naval. 
Eng.Técnio Industrial Rui  Oliveira responsável pela Sala de Risco do Arsenal do Alfeite, dando explicações, como funcionava a referida secção. 
Fotos: Joaquim Candeias

Sem comentários:

Enviar um comentário