sábado, 26 de maio de 2012

MUSEU NAVAL REABRE HOJE


Museu Naval reabre com exposição histórica
Cultura
No próximo dia 26 de maio, a partir das 17h, o Museu Naval, situado junto ao Jardim do Rio, abre ao público com novas instalações e uma exposição emblemática sobre a história da Indústria Naval em Almada.
Instalado no antigo armazém de moldes da Companhia Portuguesa de Pesca, na frente ribeirinha do Olho de Boi, junto ao Jardim do Rio o novo espaço expositivo do concelho vem reforçar a Rede Municipal de Museus.
    
Cerca de 300 mil euros é quanto foi investido nas intervenções de reabilitação e requalificação levadas a cabo, no âmbito do Programa Polis XXI – Parcerias para a Regeneração Urbana/Frentes Ribeirinhas (QREN).
  

Espaço expositivo ampliado
Mantendo as características do edifício como espaço funcional e de memória da construção e reparação naval, o espaço de exposições foi ampliado, passando a dispor de uma área quatro vezes maior, complementando as instalações pré-existentes do Museu Naval: sala de exposições, centro de documentação, reservas, áreas técnicas, posto de venda e acolhimento de público.
  
A nova área expositiva permite maior polivalência de exposições e apresentação pública do acervo municipal, bem como uma maior diversidade da oferta educativa.
  
  
Memórias de Almada
Integrada nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, a exposição “Na Rota do Progresso: a Indústria Naval em Almada” propõe uma viagem no tempo à zona ribeirinha do concelho através de um conjunto de peças, fotos, imagens em movimento, documentos e testemunhos, na sua maioria do acervo municipal.
  
Ao longo da exposição são retratadas as linhas históricas essenciais da atividade da construção e reparação naval em ferro e aço, de meados do século XX até à atualidade. Uma parte da história que marcou a identidade social, económica e cultural do concelho, para descobrir a partir de 26 de maio.

Museu Naval
Olho de Boi – Almada 
GPS: 38º 41’3 N 9º 9’40 W
  
Horário
Maio a setembro: terça a sábado
Outubro a abril: segunda a sexta
Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Encerra aos domingos e feriados
Tel.: 212 724 980/96
24/05/2012


Sem comentários:

Enviar um comentário