sábado, 26 de maio de 2012

MUSEU NAVAL REABRE AO PÚBLICO

SÁBADO DIA 26 DE MAIO PELAS 17 HORAS REABRE AO PÚBLICO
Museu Naval reabre com exposição históricaMuseu Naval reabre com exposição histórica
Museu Naval reabre com exposição histórica
Cultura
No próximo dia 26 de maio, a partir das 17h, o Museu Naval, situado junto ao Jardim do Rio, abre ao público com novas instalações e uma exposição emblemática sobre a história da Indústria Naval em Almada.
Instalado no antigo armazém de moldes da Companhia Portuguesa de Pesca, na frente ribeirinha do Olho de Boi, junto ao Jardim do Rio o novo espaço expositivo do concelho vem reforçar a Rede Municipal de Museus.
    
Cerca de 300 mil euros é quanto foi investido nas intervenções de reabilitação e requalificação levadas a cabo, no âmbito do Programa Polis XXI – Parcerias para a Regeneração Urbana/Frentes Ribeirinhas (QREN).
  

Espaço expositivo ampliado
Mantendo as características do edifício como espaço funcional e de memória da construção e reparação naval, o espaço de exposições foi ampliado, passando a dispor de uma área quatro vezes maior, complementando as instalações pré-existentes do Museu Naval: sala de exposições, centro de documentação, reservas, áreas técnicas, posto de venda e acolhimento de público.
  
A nova área expositiva permite maior polivalência de exposições e apresentação pública do acervo municipal, bem como uma maior diversidade da oferta educativa.
  
  
Memórias de Almada
Integrada nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, a exposição “Na Rota do Progresso: a Indústria Naval em Almada” propõe uma viagem no tempo à zona ribeirinha do concelho através de um conjunto de peças, fotos, imagens em movimento, documentos e testemunhos, na sua maioria do acervo municipal.
  
Ao longo da exposição são retratadas as linhas históricas essenciais da atividade da construção e reparação naval em ferro e aço, de meados do século XX até à atualidade. Uma parte da história que marcou a identidade social, económica e cultural do concelho, para descobrir a partir de 26 de maio.

Museu Naval
Olho de Boi – Almada 
GPS: 38º 41’3 N 9º 9’40 W
  
Horário
Maio a setembro: terça a sábado
Outubro a abril: segunda a sexta
Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Encerra aos domingos e feriados
Tel.: 212 724 980/96
24/05/201

O painel que esteve afixado aquando das obras de ampliação e requalificação do Museu Naval.






Sem comentários:

Enviar um comentário