sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

CAMINHO DA MOURA ENCANTADA - LENDA: O CÓS DA SAIA DE OURO

 Situada na freguesia de Alcaravela na Aldeia da Presa, a Zona de Lazer da Rosa Mana, possui um pequeno espaço junto da ribeira com mesas para piquenique. Ao longo da Ribeira existem diversas ruínas de antigas azenhas.

Ribeira da Presa,uma zona de Lazer da Rosa Mana,na freguesia de Alcaravela. Conta a lenda que por aqui viviam duas irmãs, uma chamada Rosa e a outra Maria. Um dia encontraram uma ribeira da qual começaram a abastecer-se de água. Quando a  Rosa ia à água, a Mana chama pelo seu nome,quando era a  Mana a ir, era a Rosa que chamava. Assim surgiu o nome Rosamana em homenagem a estas duas irmãs.

Lenda o Cós da Saia de Ouro

Há muito tempo, por aqui, o convivio entre cristãos e mouros tinha momentos altos e baixos, ora se ajudavam,ora armavam escaramuças por diferenças religiosas.

Certo dia,os cristâos ficaram a saber da existência de "uma saia de ouro,não muito longe da Pedra Moura,cujo cós já estaria muito gasto,de tanto gado lhe ter passado por cima.

Fonte:Rosamana

Anos mais tarde,já no século XIII, os mouros foram expulsos destas terras e os cristãos ficaram a saber o que deviam fazer para se apoderarem da dita saia. A pessoa que  a quiser levar, terá de encontrar o cós e cavar fundo.Abrir-se-á então a entrada duma galeria e logo aparecerá, ameaçadora, uma serpente medonha, com os dentes venenosos afiados para os cravar e matar o intruso. Assim, a pessoa terá de ir acompanhada de um objeto de corte, para cortar a língua à serpente até fazer sangue. Se não conseguir, será envenenado e o seu corpo arrastado para a caverna, para junto dos outros infelizes mal sucedidos.

Se conseguir cortar a língua da serpente, matá-la-á, ficando o caminho livre para se poder apoderar da saia. A pessoa terá de entrar na galeria, passar por cima dos cadáveres de quantos lá moram, continuar em frente, agarrar uma chave de brilhantes, que se encontrava pendurada no teto, e com ela abrir uma porta com grades,que mantém encerrada a linda Moura encantada, sentada num trono, adormecida.

Deve aproximar-se e dar-lhe um beijo na testa coroada.Ela acordadará e retribuir-lhe-â com outro beijo também na testa. Assim, a bela moura ficará livre para se encontrar com o seu príncipe, que a  espera algures no país "Mil e Uma Noites".

No regresso, o  libertador poderá tomar posse da valiosa saia de ouro.



Adaptado do livro "Alcaravela Memórias de um Povo" de Dr. Augusto Serras

 professor do Liceu Nacional de Almada

Município de Sardoal

Sem comentários:

Enviar um comentário