Os pescadores já na parte final a fecharam a rede para o peixe ficar dentro do saco,que depois é aberto e o peixe, é despejado numa lona ,onde é depois escolhido por tamanho e colocados,dentro de caixas. Na figura abaixo:
Hoje aproveitei um pouco o desconfinamento,devido ao Covid - 19,e a parte da tarde foi passada no areal das praias da Costa de Caparica,que por sinal,a faina estava de volta,na tradicional Arte Xávega,uma tradição pescatória dos pescadores da Costa de Caparica, Fonte da Telha e Trafaria. Os tempos mudaram e, atualmente a arte xávega é feita com a ajuda de tratores,tendo-se tornado num processo muito mais rápido e menos doloroso.
A arte xávega é uma pesca tradicional de cerco e arrasto, praticada aqui na nossa costa maritima que vai da Costa de Caparica até à Fonte da Telha. Os tempos mudaram e, atualmente a Xávega é feita com a ajuda de tratores,quando antes eram utilizados,juntas de bois,ou mesmo os braços do homem, para puxarem as redes,um processo muito moroso e doloroso.
O aparelho de pesca é constituído por um saco,prolongado por duas mangas, nos estremos das quais se amarram os cabos.Uma das extremidade do aparelho fica em terra,enquanto o resto é colocado a bordo da embarcação,adaptada de motor, que sai para o mar, e depois vai largando a rede e no final trás a outra extremidade para terra e ambas são depois puxadas por dois tratores.
Esta pesca tradicional praticada na Costa de Caparica faz parte do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminar