Subindo pela Rua 5 de Outubro de coração aberto ao passado, descobre-se a Sé Catedral,eterna obra de profunda grandeza. A nobre fachada de transição romana - gótico perpetuou no interior um grandioso espaço de preciosa oração.Visite os notáveis claustros do século XIV e admire o impressionante acervo de arte sacra exposto no Museu.
O Templo Diana,que durante alguns séculos, não foi resguardado,ergue-se alguns metros à frente, cativando o olhar do visitante mais desprevenido.Reliquia do século II- III, edificado no ponto dominante da acrópole,outrora serviu de culto imperial e hoje é um simbolo decorativo de inestimável valor.Na mesma praça que somou culturas, homens e monumentos situa-se também o Palácio Cadaval e a Igreja de S. João Evangelista.
De visita à Évora dos estudantes,passe pela Universidade,magnifica construção fundada pelo cardeal-Rei D.Henrique e passeie pelos seus faustosos adornados por uma valisosa série de azuleijos. A igreja anexa do Espirito Santo é um curioso abrigo de fé.
Pela rua do Conde da Serpa da Tourega, à esquerda, chega ao Largo da Porta de Moura, característico local citadino enfeitado pela fonte da Renascença.A igreja da Misercórdia,notável templo pelos retábulos da talha barroca e painés de azuleijos de 1761 motiva-o a visitar outros templos de singular beleza.
A igreja da Graça,a Igreja Real de São Francisco e a Capela dos Ossos, a Igreja das Mercês e a do Convento de Clara,são donas de pequenas maravilhas.
Ao sair da cidade não deixe de olhar o aqueduto da Água de Prata fundado pelo rei D.João III.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário