O boletim da Scala faz referência à primeira edição em 1995 quando o Município abriu as portas da Oficina de Cultura, para que os artistas scalanos mostrassem a sua arte aos almadenses e a todos aqueles que se interessavam por Arte..
Aqui transcrevemos com a devida vénia o artigo do seu director Luís Milheiro:
" Na época estávamos a dar os primeiros passos e para conseguir realizar uma exposição artística, também abrimos as portas ao coleccionismo. Foi uma bela surpresa ver o que alguns dos nossos sócios coleccionavam. Apreceram brinquedos, relógios, esferográficas,canetas, cartazes, revistas de banda desenhada, peças de cerâmica,etc.
Também publicitámos a obra literária dos nossos escritores,algo que continuou a merecer a nossa atenção,em todas as edições.
Felizmente com a adesão de dezenas de artistas locais, a exposição tornou-se numa mostra de arte dos nossos associados, em todas as suas vertentes.E nunca mais parámos.
No inicio era apenas a Exposição Anual,mas a partir de 2003,passou a ser designada por Festa Das Artes da Scala (ideia de Luís Milheiro),por ser isso mesmo, uma Festa, que continua a receber de braços abertos, ano após ano,a Arte de todos os Scalanos ( sem qualquer tipo de selecção.Confiamos no bom gosto e sentido crítico de todos os associados que gostam de mostrar a sua arte...).
É por isso, com um orgulho desmedido que registamos que nestes já 22 anos de Festa expuseram na Oficina de Cultura 108 artistas,todos sócios da nossa associação (condição essencial para participar na FESTA DAS ARTES DA SCALA, com obras de ; artistas decorativas, escultura, fotografia ,ilustração e pintura), que já nos brindaram com mais de 1600 obras de arte".
Depois faz referência a todos os artistas scalanos,das artes decorativas,desenho/ilustração, escultura,fotografia e pintura.deixando o aplauso e agradecimento, por continuarem a fazer parte da história, de uma forma tão colorida e bela.
A capa da revista bem como a contra-capa, toda ela faz referência aos livros editados nos anos de 2013, 2014 e 2015,obras essas escritas pelos scalanos
Sem comentários:
Enviar um comentário