segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

CICLO DE ESCRITORES - MEMÓRIAS VIVAS DE ALMADA - ESTA 4ª FEIRA COM LUÍS MILHEIRO,NO FÓRUM ROMEU CORREIA

Dando continuidade ao Ciclo de Escritores - Memória Vivas de Almada, e depois deste ciclo ter sido aberto pelo escritor Fernando Barão. A Sala Plabo Neruda, no Fórum Romeu Correia, recebe esta  quarta feira dia 3 de fevereiro, das 18h00 às 20h00 mais um encontro deste Ciclo de Escritores - Memórias Vivas de Almada, com o escritor almadense Luís Milheiro.

É o mais jovem dos quatros escritores que dão o titulo a este ciclo, que além da sua obra de ficção tem uma vasta obra sobre vultos do desporto, da história e da cultura almadense.Será uma boa ocasião para conhecermos melhor " o homem e a obra" deste relevante associativista do séc. XXI.

Na 2ª parte teremos convívio literário com os autores Maria Luísa Adães, Nuno Gomes dos Santos e Orlando Laranjeiro.
A sessão conta com um breve sketch com a participação, entre outras, da prof.Helena Peixinho (que evoca a Incrível Almadense, coletividade a que pertencem os intervenientes desta sessão) e conta também com a colaboração de Francisco Gonçalves, grande ator amador da Incrível.
O coautor de um dos livros selecionados de Luís Milheiro é o coronel Carlos Guilherme Sanches de Almeida, outro"incrível" presente neste encontro.

Lembramos o sorteio(grátis) de obras dos autores convidados e a oferta de folha com notas biográficas de todos os autores e textos de Luís Milheiro.

Continua patente a exposição "Escritores Memórias Vivas de Almada" na Sala Plabo Neruda.

 As sessões são de entrada livre mas por motivos organizacionais agradece-se a inscrição prévia (sem compromisso) na receção do Fórum Municipal Romeu Correia ou pelo telefone 21 27 249 20 / 23, até 20 de janeiro. Dinamizado pelas professoras da APCA-USALMA: Ângela Mota, Edite Condeixa e Edite Prada 


Apresentação do Ciclo de Escritores

Deseja-se com este ciclo continuar a partilhar leituras e autores que temos apreciado ao longo da vida e que consideramos “livros e escritores das nossas vidas”. O título deste ciclo foi inspirado no título de Alexandre Castanheira “ Romeu Correia - Memória Viva de Almada”.

 Entre os escritores contemporâneos da nossa terra consideramos “Memórias Vivas de Almada”, escritores com vasta e diversificada obra, na qual se destacam títulos relevantes que têm Almada e as suas gentes como cenário ou como tema: Fernando Barão, Luís Alves Milheiro, Alexandre Castanheira e Alexandre M. Flores 

Vamos dedicar um encontro a cada um, onde, Na 1.ª parte, se divulga alguma da sua biografia, os seus livros, uma apresentação breve dos livros selecionados, seguindo-se a intervenção do escritor. Mais abaixo indicam-se os livros selecionados de cada um, que como habitualmente nos grupos de leitores, servirão para ponto de partida do diálogo/debate no final da sessão.

Na 2.ª parte teremos a participação de outros escritores do concelho de Almada. Pretendemos a presença de escritores que participaram no ciclo anterior de “Livros das Nossas Vidas”, de três vencedores do Prémio Literário Cidade de Almada* e de outros:

 António Costa Neves*, António Lopes, Armindo Reis, Carlos Amaral, Fernando Fitas*, Jorge Arrimar, José Pinheiro, Luísa Adães, Miguel Almeida, Nuno Gomes dos Santos*, Orlando Laranjeiro, Vítor Fernandes. 

Cada um destes escritores (três por sessão) fará a leitura de excertos de uma das obras de sua autoria, que o próprio escolhe e que nos dá a conhecer, num intercâmbio literário entre vários autores presentes nestes encontros, que têm como objetivo principal contribuir para uma maior divulgação de nomes de escritores e de obras suas. 

A 3.ª parte é para o diálogo entre o público e todos os escritores (o escritor “Memória Viva” e os três convidados por sessão).

LIVROS SELECIONADOS

As obras selecionadas estão disponíveis para empréstimo e leitura prévia na Biblioteca Municipal do Fórum Romeu Correia. São as obras que servem de ponto de partida para diálogo/debate neste grupo de leitores. Habitualmente esse debate/conversa costuma ser entre o público e o apresentador da obra. Neste ciclo teremos a particularidade de contar com a presença dos próprios escritores/autores das obras, o que contribuirá para o tornar mais vivo e animado.

FERNANDO BARÃO - Dia 20 de janeiro
1. A Sombra dos Sentimentos, ed. de autor, 2002 (poesia)
 2. Um Almadense com Histórias: da Vida e da Caça, ed. de autor, 2003, “O Costa, Guarda-noturno” (crónica /conto)
 3. Clube Recreativo José Avelino, SCALA, 2004 (história local) .

LUÍS ALVES MILHEIRO - Dia 3 de fevereiro
1. Bilhete para a Violência, Almada, SCALA, 1995 (romance) 
2. Almoço de Poetas no Ginjal, Almada, 2012 (crónica poética) 

ANTÓNIO HENRIQUES 
 O Associativista e o Historiador de Almada (1915-2015), co-autoria com Carlos Guilherme Sanches de Almeida Comissão Organizadora da Comemoração do Centenário de António Henriques, 2015 (biografia/história local)

ALEXANDRE CASTANHEIRA - Dia 17 de fevereiro
 1. Tributo a Almada-Assim Aprendi a Olhar Almada, Poetas Almadenses, 2002 (poesia) 
2. Outrar-se, Campo das Letras, 2003 (romance) 
3. Uma Sereia Chamada Ermelinda, Junta de Freguesia de Almada, 2011 (teatro)


ALEXANDRE M. FLORES  - Dia 9 de Março
1. O Carnaval em Almada-Abordagem Histórico-Antropológica, Associação de Amigos da Cidade de Almada, 1998 (tradições/história local) 
2. Bulhão Pato na Outra Banda, Junta de Freguesia da Caparica, 2012 (biografia/história local)
 3. Chafarizes de Almada, com aguarelas de Carlos Canhão, Câmara Municipal de Almada, 1994 (património/história local)  

Sem comentários:

Enviar um comentário