quinta-feira, 20 de julho de 2017

CAMARA MUNICIPAL DE ALMADA, AVANÇA COM PLANO DE PORMENOR DO CAIS DO GINJAL

Projetos Estratégicos
Cais do Ginjal, na sua parte final junto ao elevador panorâmico e o Jardim do Rio. Foto:Joaquim Candeias

Este plano prevê a regeneração de uma frente ribeirinha única, com uma vista para o Tejo e Lisboa e um quilómetro de extensão.

A autarquia aprovou, a 19 de julho, a entrada em discussão pública do Plano de Pormenor (PP) do Cais do Ginjal. Depois de publicada em Diário da República, este período de participação vai estender-se por mais de quatro meses (120 dias úteis).
O Cais do Ginjal, que compreende uma frente ribeirinha superior a 80 mil m2, possui uma área de 1 km de extensão de ligação ao Tejo.
A sua localização, entre o Jardim do Rio, em Almada, e o terminal fluvial de Cacilhas, apresenta uma vista única para o rio Tejo e para Lisboa.
 Da margem norte do rio Tejo os lisboetas, vão deixar de ver esta imagem degradante, do Cais do Ginjal,  outrora,muito movimentada  e onde milhares de operários e não só desenvolviam a sua atividade laboral.
Através deste plano pretende-se reabilitar o cais ribeirinho e criar habitação, hotelaria, comércio, serviços, apartamentos turísticos, espaços públicos – mercados das artes e diversos equipamentos de apoio.
Na apresentação do PP, o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Judas, lembrou que este projeto «apresenta soluções que protegem e requalificam esta área, ao mesmo tempo que valoriza a memória histórica do local, o território e o bem-estar de quem ali vive e trabalha, através da criação de mais postos de trabalho, conseguindo-se também uma maior atratividade para o concelho e para a região».
Plano de Pormenor do Cais do Ginjal  - alguns dados:
 


Área de intervenção: 80 400 m2

Extensão linear da intervenção: 970 metros

População prevista: 693 habitantes

N.º de fogos previstos: 330

Espaço público existente: 6800 m2

Espaço público previsto: 21 500 m2

Área bruta de construção total: 98 700 m2

Habitação: 44 152 m2

Comércio/Serviços: 15 029 m2

Turismo: 10 880 m2

Estacionamento: 24 387 m2 (dos quais 11 300 m2 em silo)

Outros: 4250 m2 (áreas técnicas de apoio)

Equipamentos: relocalização da Casa Municipal da Juventude e do Centro Paroquial de bem-Estar Social de Cacilhas e Laboratório Natural – Centro de Estudos da Arriba

20-07-2017 
Mais informações:cmalmada


Sem comentários:

Enviar um comentário