terça-feira, 26 de maio de 2020

ALMADA FICA MAIS POBRE - FERNANDO BARÃO O ADEUS DE UM ASSOCIATIVISTA E HOMEM DE LETRAS (1924 - 2020)

   É MEDALHA DE OURO MÉRITO CULTURAL - ATRIBUÍDA PELA CÂMARA MUNICIPAL DE ALMADA,EM 1994
Fernando Barão, autor do prefácio,  Desportistas Almadense, da autoria de Henrique Mota,aquando da entrega ao atleta Olímpico de atletismo, do Sport Lisboa e Benfica, do Volume IV do  livro, Desportistas Almadenses, onde consta a biografia do atleta,que nasceu para o atletismo no Núcleo Desportivo Juvenil do Laranjeiro.De referir que o autor, Henrique Mota, já tinha falecido, aquando da apresentação  do livro.

Após uns dias ausente do concelho de Almada,fui confrontado com noticia do  falecimento,ontem, segunda feira dia 25 de maio, Fernando Miranda Barão,um decano do meio associativista,um homem simples e humanista, que nos deixa, aos 96 anos, concluídos no dia 2 de janeiro,uma perda grande para o nosso concelho,um homem simples e amigo do seu amigo. Para a sua familia as minhas sentidas condolências e que descanse em Paz.

A vida de Fernando Barão está muito ligado  á vida associativa do concelho de Almada, e em especial. ao seu  Ginásio Clube do Sul, que recentemente aquando da passagem do seu Centenário, a 17 de maio, Fernando Barão que era sócio nº 1 da coletividade, deixou uma mensagem de saudação, que pode ser lida AQUI NO LINK aquela que foi a sua última homenagem ao seu Ginásio, recordando o seu próprio percurso e o percurso do Ginásio Clube do Sul na sua existência.

Em 1994 a Câmara Municipal de Almada, atribuiu a Medalha de Ouro e Mérito Cultural, face ter dedicado parte da sua vida ao movimento associatvo, com cargos directivos no Ginásio Clube do Sul, Clube de Campismo do Concelho de Almada,Incrível Almadense, Federação de Campismo e Caravanismo, Bombeiros Voluntários de Cacilhas e Associação de Comerciantes do Distrito de Setúbal(delegação de Almada) e provedor da Misercórdia de Almada entre 1974 e 1986. É sócio de Mérito do Clube de Campismo do Concelho de Almada e sócio honorário do Ginásio Clube do Sul,clube que, em 1992, lhe atribuiu o troféu" Prestigio Ginasista" e da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense.

 Foi organizador, em 1970,no 50º aniversário do Ginásio Clube do Sul, dos colóquios "Problemas da Juventude" e "Encontro das Colectividades Populares". Na Convenção da Esquerda Democrática interveio com o trabalho " O Papel das Instituições Coletivas no Estado Democrático". Foi mandatário concelhio nas duas vezes em que o dr. Mário Soares se candidatou à Presidência da Républica


Outra faceta deste grande homem, para além do movimento associativo,  foi a sua obra literária que vai perdurar para sempre, como uma referência, Ginásio Clube do Sul - 75 anos de Glória; Cacilhas,Memórias Soltas e outras e também as suas ligações  à Imprensa e Rádio ter colaborado nos programas de rádio Ondearte,Imagens Piedenses e Margem Sul, da Rádio Nascença.
Na sessão solene do Ginásio Clube do
Sul,fez a apresentação do seu livro
Cacilhas, Memórias Soltas,narrativa (1994)



Para dar a conhecer o Homem - Fernando Barão, publicamos aqui a sua Bio- Bibliografia, extraído do livro - Gentes de Letras Com Vinculo a Almada. (1*)

Fernando Miranda Barão, demonstrou muito cedo uma apetência especial para a vida associativa do seu concelho,envolvendo-se em múltiplas áreas no seio das principais coletividades  almadenses, das quais destacamos: o desporto, o campismo, a fotografia,o jornalismo,o teatro e a literatura. A sua forte propensão para a escrita fez comque começasse a escrever para os jornais, ainda  nos anos quarenta, incentivado por alguns amigos, colaboradores assíduos da Gazeta Sul do Montijo. Foi um dos colaboradores mais activos do Jornal de Almada,onde assinou durante décadas  várias crónicas semanais e contos sobre o quotidiano da sua terra.

Também escreveu para os jornais Praia do Sol e Fogo e Paz, além de ter colaborado nos programas de rádio Ondearte, Imagens Piedenses e Margem Sul e Rádio Renascença. Dirigiu os bole das suas coletividades  dilectas:  Fogo de Campo, Ginásio, O Incrível e O Scala. Em  1970 foi oprincipal organizador  do 1º Congresso das Coletividades do Concelho de Almada, integrado nas comemorações do 50º aniversário do Ginásio Clube do Sul. No biénio 1970/71 fez parte da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Almada. Entre 1972 e 1986 foi Provedor da Santa Casa da Misercórdia de Almada.

Pertenceu à Comissão Instaladora da Junta de Freguesia de Cacilhas, fazendo parte do seu primeiro executivo. No mandato seguinte foi Presidente da Assembleia de Freguesia.Ocupou diversos cargos como dirigente do Ginásio Clube do Sule da Incrivel Almadense, das quais é sócio honorário. É sócio fundador e presidente da Mesa da Assembleia Geral da SCALA - Sociedade Cultural de Artes e Letras de Almada. Embora só escrevesse o seu primeiro livro aos 65 anos.

Desde os anos 50 que viu a sua qualidade literária ser reconhecida, através da atribuição de diversos prémios literários em Jogos Florais. Durante os últimos anos tem sido convidado para apresentar e prefaciar livros da autoria de inúmeros escritores e poetas do  concelho. Em 1994 foi distinguido com a Medalha de Ouro de Mérito Cultural pela Câmara Municipal de Almada.

Publicou: Estórias D' Almada Antiga, narrativa(1990); Escapes de Uma Vida, poesia (1992); Cacilhas, Memórias Soltas,narrativa (1994); Ginásio Clube do Su,75 anos de Glória, biografia(1995) - de parceria com Henrique Mota;  Margem Sul.poesia (1997); Chico de Almada - Histórias Alegres, ficção (2002), e Clube Recreativo José Avelino,Uma Colectividade Especial na História de Cacilhas, história(2004).


(1*) autores VictorAparício; Luís Alves Milheiro, Abrantes Raposo e Artur Vaz.

Fernando Barão,em1994, aquando do 74º Aniversário do Ginásio Clube do Sul, dia em que também fez
apresentação do seu livro Cacilhas Memórias Soltas



      

Sem comentários:

Enviar um comentário