Em 1765,o botanico italiano Domenico Vandelli foi convidado para projectar o Real Jardim Botânico da Ajuda, que viria a ser fundado em 1768.
Situado junto ao Palacio do Conde de Obidos ou "Paço Velho" e próximo da residencia real,o 15º jardim botanico da Europa e1º de Portugal foi inicialmente destinado a instrução dos principes D.José e D.Joana,netos do rei,e ao recreio da familia real.
Vandelli foi nomeado Director do Real Jardim Botanico da Ajuda, em 1791, depois de ter passado pelo Jardim Botanico de Coimbra, também por ele desenhado e instalado, durante a sua actividade, importou plantas e sementes de jardins botanicos de todo o mundo,tendo chegado a coleccionar mais de 5000 espécies.
No entanto,em principios do seculo XIX,quando Brotero foi nomeado Director do Jardim, apenas existiam 1200 especies em cultura, agrupados segundo o sistema natural de lineu.
O Jardim Botanico da Ajuda foi entregue, em 1918, ao Instituto Superior de Agronomia, Universidade Técnica de Lisboa. A direção do jardim ficou confiada ao prof, Rastreio que procedeu a reconstituição do tabuleiro inferir, desbravando e restituindo-lhe a traça de 1869
(Após o ciclone de 1941, e já sob a tutela do Instituto Superir de (Agronomia
Em 1993 o Conselho Directivo do ISA recebeu o prémio Europeu de conservação do Património que, com a contribuição da Secretaria de Estado do Turismo, e o apoio da CML e EDP,permitiu a conclusão do presente restauro.