quinta-feira, 16 de agosto de 2018

«Orca de Aljezur» deu à Costa! no recinto do Festival O Sol da Caparica


Porque o Sol da Caparica é também um festival com consciência ambiental, a Câmara Municipal de Almada encomendou uma peça ao artista plástico Bordalo II. E, de um monte de lixo surgiu esta orca que pode ser vista no recinto do festival.

Esta «Orca de Aljezur» pode ser vista em pleno recinto do Festival O Sol da Caparica, muito perto do palco principal e junto ao parque de skate e ao stand da Câmara Municipal de Almada (CMA).

Bordalo II concebeu-a, montou-a e batizou-a de «Orca de Aljezur» porque «é uma peça impactante que, no fundo, é um alerta para a contaminação e poluição dos mares».

Tem quase oito metros de comprimento, integra a série «Big Trash Animals» do artista plástico português e foi feita a partir do «lixo encontrado no mar e retirado de algumas praias do concelho de Almada durante o inverno», explica Bordalo II.

Ao encomendar esta obra, enquanto alerta para a problemática do lixo nos oceanos e de apelo para uma consciência ambiental coletiva, a CMA pretende que, após O Sol da Caparica 2018, esta «Orca» fique exposta no concelho.

O local definitivo será em breve anunciado.

Também na Costa da Caparica, junto a uma das entradas do Festival O Sol da Caparica, numa das paredes laterais do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental está outra obra deste artista plástico, um enorme polvo.
Veja o vídeo «Orca de Aljezur» no Youtube da CMA.

16/08/2018
cmalmada




Sem comentários:

Enviar um comentário