terça-feira, 18 de junho de 2013

ESCULTURA DO DR.HORÁCIO LOURO

COSTA DE CAPARICA TEM ESCULTURA QUE HOMENAGEIA, HORÁCIO LOURO, DISTINTO MÉDICO QUE AÍ RESIDIU QUASE 40 ANOS


" EM 1996 A CÂMARA MUNICIPAL DE ALMADA ATRIBUI-LHE A MEDALHA DE OURO DE MÉRITO E DEDICAÇÃO"
A estátua do Dr.Horácio da Silva Louro, em plena Praça da Liberdade, na cidade da Costa de Caparica
A cidade da Costa de Caparica, conta a partir de 15 de Junho de 2013 de mais um monumento a pertétuar aqueles que denotadamente deram muito si á população local é ao concelho, neste caso uma escultura  de bronze da autoria de João Costa e Silva,de homenagem ao médico Horácio da Silva Louro, nascido em 5 de Janeiro de 1920 e faleceu aos 82 anos, a 6 de Maio de 2002, estátua que aquando da inauguração contou com a presença dos autarcas do concelho, entre eles a presidente da Câmara Municipal de Almada, Maria Emilia de Sousa e o presidente da Junta de Freguesia da Costa, António Neves e outras entidades, para além de  familiares do médico.
O médico Horácio Louro ficou conhecido por nunca ter recusado prestar cuidados médicos a ninguém, independentemente da condição social dos doentes.
Ainda em vida foi  agraciado pela Câmara Municipal de Almada, com a Medalha de Ouro de Mérito e Dedicação. Por sua vez a Junta de Freguesia da Costa, atribui-lhe a Medalha de Ouro da Costa de Caparica e recebeu também a Medalha de Mérito, dada pela ordem dos Médicos.

O Dr. HORÁCIO DA SILVA LOURO EXERCEU A CLINICA COMO UM VERDADEIRO JOÃO SEMANA
Foto tirada no passado domingo dia 16, na movimentada Praça da Liberdade,local onde foi erguida a Escultura em bronze da autoria de João Costa Silva de Homenagem em memória do Médico Horácio da Silva Louro, com a feira de antiguidades bem presente.
Inserimos aqui o "Extrato do texto da deliberação de 3 de Junho de 1966" e publicado no Livro" Insignias e Medalhas Municipais" e editado pela Câmara Municipal de Almada.

A placa que referencia a homenagem da Câmara
Municipal de Almada
"Nasceu em Lisboa em 1920
Horácio Louro,jovem médico,fez o internato nos Hospitais civis de Lisboa e exerceu depois Clinica Geral em Moura,durante  dez anos.
Em Almada montou consultório na Costa de Caparica,em 1960.Foi delegado de Saúde de 1962 a 1990,altura que se aposentou.
O Dr. Horácio da Silva Louro exerceu a clinica como um verdadeiro João Semana.tem sido,ao longo de 36 anos, médico dos pobres,para ele nunca houve horários a cumprir,onde estava o doente estava o Dr.Louro,fosse na Vila, fosse no mais recôndito pinhal,durante o dia,de madrugada ou de noite.
(...) A sua acção era tão intensa,tão humanitária,que não havia casa, na Costa de Caparica,onde não tivesse entrado para tratar de um doente.
Depois de aposentado continuou a atender empregados da Câmara,residentes na Costa e, sobretudo, a comunidade africana que vivia na Mata de Santo António".

4 comentários: