domingo, 15 de setembro de 2019

COSTA DE CAPARICA "REVISITAR O PASSADO DESTA FREGUESIA TÃO EMBLEMÁTICA DO NOSSO CONCELHO" [1]


Vou começar a publicar no Blogger - "O Meu Arquivo"  - 

"ALMADA NA HISTÓRIA" Boletim de Fontes Documentais editados pela Câmara Municipal de Almada e que fazem parte do Arquivo Histórico Municipal Casa Pargana.

Hoje escolhemos o Boletim Fontes Documentais , edição nº 32 de 2019,dedicado  há Freguesia da  Costa de Caparica,onde se narra parte da história da freguesia,terra de pescadores e turismo.

Apresentação

Em 2019 assinala-se o 70º aniversário da elevação da Costa de Caparica a sede de freguesia,terra de pescadores e de turismo.Foi no dia 12 de fevereiro de 1949,com a publicação em Diário do Governo que a Costa da Caparica alcançou o objetivo de autonomia administrativa no mapa do concelhio.

Para assinalar este acontecimento a Câmara Municipal de Almada dedica o conteúdo do Boletim de Fontes Documentais - Almada na História à divulgação de alguns documentos do rico e variado  património documental perservado no Arquivo Municipal,relacionados com a história e cultura da Costa de Caparica.

A evocação deste acontecimento é de particular simbolismo na evolução e afirmação hidtórica deste território no contexto concelhio,regional e nacional,e é odevido reconhecimento do singular carácter e identidade das gentes que edificaram o lugar,marcado pela relação com o mar.

A documentação histórica para conhecimento da Costa de Caparica no tempo, não é escassa mas encontra-se dispersa por diferentes arquivos.Esta edição identifica fontes de memória documental que nos revelam alguns acontecimentos mais ou menos conhecidos da vida social,económica, politica,cultural e religiosa do lugar,desde as primitivas ocupações da comunidade pescatória oriunda do litoral norte sul do país até aos meados dos anos 60 do século XX.

Neste contexto,seleconaram-se testemunhos dos atos institucionais,administrativos e politicos que moldaram o processo de criação da freguesia,iniciativas oficiais e particulares para promover e valorizar o desenvolvimento urbanístico e turístico da praia durante o Estado Novo,bem como dois testemunhos documentais inéditos da presença e atividade humana na praia da Costa,anteriores ao ano de 1770,e uma curiosa descrição médica de um habitante da Costa de Caparica.
Apresentam-se também documentos que constituem um retrato social e genealógico das diversas familias que habitaram a Costa no século XIX e um exemplo das vivências e crenças religiosas dos pescadores, com particular destaque aos papeis sociais protagonizados por José Ifigénio de Sousa e do padre Baltazar Carvalho.

Desejo a todos uma boa leitura,ao revisitar o passado desta freguesia tão emblemática do nosso concelho

A Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros

Fonte:"in". Edição nº 32 de 2019 do Boletim  Fontes Documentais, do Arquivo Histórico Municipal Casa Pargana
           
                      

Sem comentários:

Enviar um comentário