terça-feira, 26 de novembro de 2024

JARDIM BOTÂNICO -

Após o terramoto de 1 de Novembro de 1755. D. José I veio viver coma familia para um palácio  de madeira, que ficou conhecido por "Real Barraca",mandado construir na encosta da Ajuda. Este local tinha ficado pouco danificado,havendo edificios suficientes para a instalação dos ministérios.

Em 1765,o botanico italiano Domenico Vandelli foi convidado para projectar o Real Jardim Botânico da Ajuda, que viria a ser fundado em 1768. 

Situado junto ao Palacio do Conde de Obidos ou "Paço Velho" e próximo da residencia real,o 15º jardim botanico da Europa e1º de Portugal foi inicialmente destinado a instrução dos principes D.José e D.Joana,netos do rei,e ao recreio da familia real.

Vandelli foi nomeado Director do Real Jardim Botanico da Ajuda, em 1791, depois de ter passado pelo Jardim Botanico de Coimbra, também por ele desenhado e instalado, durante a sua actividade, importou plantas e sementes de jardins botanicos de todo o mundo,tendo chegado a coleccionar mais de 5000 espécies.

No entanto,em principios do seculo XIX,quando Brotero foi nomeado Director do Jardim, apenas existiam 1200 especies em cultura, agrupados segundo o sistema natural de lineu.

 O Jardim Botanico da Ajuda foi entregue, em 1918, ao Instituto Superior de Agronomia, Universidade Técnica de Lisboa. A direção do  jardim ficou confiada ao prof, Rastreio que procedeu a reconstituição do tabuleiro inferir, desbravando e restituindo-lhe a traça de 1869

(Após o ciclone de 1941, e já sob a tutela do Instituto Superir de (Agronomia

Em 1993 o Conselho Directivo do ISA recebeu o prémio Europeu de conservação do Património que, com a contribuição da Secretaria de Estado do Turismo, e o apoio da CML e EDP,permitiu a conclusão do presente restauro.

sábado, 24 de fevereiro de 2024

MÁRIO ARAÚJO, DIRIGENTE ASSOCIATIVO, COMPLETA HOJE 89 ANOS



 Mário Araújo, aquando das comemorações do 25 de Abril de 2023.e que neste sábado completou 89 anos @Jf candeias


 Mário Araújo nasceu na Cova da Piedade, a em 1935, filho de um tanoeiro, natural de Almada e de mãe natural de Niza. Frequentou a escola primária até aos 11 anos de idade, tendo começado a trabalhar como ajudante de ferreiro. Aos catorze anos inicia-se como caixeiro sendo integrado na Cooperativa, aos vinte e dois anos. A actividade política obriga-o a sair da Cooperativa e aos trinta e dois anos é integrado no Arsenal do Alfeite. Além de sócio da Cooperativa foi dirigente da SFUAP e do Clube Desportivo da Cova da Piedade, coordenador das escolas do desportivo. A atividade associativa e politica no Arsenal do Alfeite conduzem-no à prisão em 1967. Em 1995 foi sócio fundador da associação Amigos da Cidade de Almada e posteriormente do Movimento Associativo e Popular do Concelho de Almada.


"Os meus avós, os meus pais, os meus tios, eram todos da Cooperativa Piedense e eu fui lá empregado, antes de me casar. (...) Eu era conotado com uma determinada ideologia e depois comecei a ser mesmo membro do Partido Comunista e então fui avisado que se não saísse da Cooperativa, … e então foi-me possibilitada a entrada no Arsenal do Alfeite, isto aos trinta e dois anos, mas continuei a ficar na Cooperativa como associado e como consumidor, e depois mais tarde fui dirigente da Cooperativa, a partir de 74, já depois do 25 de Abril. (...) Era uma Cooperativa que tinha uma dinâmica diversificada, não era só o consumo, depois apareceu a quinta, os bens sociais ao nível da assistência médica, da reforma, dos funerais, tudo isso foi implantado. Não podemos esquecer que a razão de ser da Cooperativa é privilegiar os trabalhadores do acesso aos bens de consumo, propriamente dito aos bens alimentares e isso foi muito importante para os trabalhadores. (...) De facto foi o Gomercindo Carvalho que quer na Cooperativa quer nas escolas do Desportivo desenvolveu um trabalho cultural que apetrechou uma série de pessoas desde as classes mais elementares, os operários, os trabalhadores, até oficiais da Marinha, médicos que passaram por aquela escola. (Mário Araújo - 2005).


Publicado em março de 2013
na Página do Facebook da Cooperativa de Consumo Piedense