segunda-feira, 5 de agosto de 2013

QUINTA REAL DO ALFEITE

APRESENTADO O LIVRO "QUINTA REAL DO ALFEITE "
DAS ORIGENS AO ADVENTO DA REPUBLICA"

Na imagem ao centro a presidente da Junta de Freguesia do Laranjeiro,dr.Marta Figueiredo, ladeada pelos autores do livro, Dr. Alexandre Flores e António Policarpo e ainda pelo Comandante da Marinha Portuguesa
O lançamento do Livro "Quinta Real do Alfeite" das origens ao advento da República foi apresentado ao público numa cerimónia que decorreu no auditório da Junta de Freguesia do Laranjeiro, no dia 1 de Julho, livro esse da autoria do Dr. Alexandre M. Flores e António N.Policarpo, antigo trabalhador do Arsenal.
Aqui deixamos a nota de apresentação do livro

A presidente Mara Figueiredo
A Presidente, Mara Figueiredo da Junta de Freguesia do Laranjeiro, na nota introdutória disse:- Ao publicar o livro Quinta Real do Alfeite, a Junta de Freguesia prossegue o seu objectivo de divulgar o património histórico da sua região e de valorizar a herança cultural do concelho. Por isso, o executivo desta junta renova assim, perante a freguesia, o seu propósito de promover o serviço público produzido por esta obra, contribuindo para uma maior participação dos munícipes no conhecimento do património e da história local.


O livro que apresentamos às gentes do Laranjeiro e aos estudantes, professores e investigadores que se queiram debruçar sobre o Alfeite, desde as suas origens ao advento da Republica, integra-se no nosso plano de actividades programadas, com o apoio a publicações, quando é possível, a dinamização de exposições de arte, de visitas guiadas, de palestras e outras acções à comunidade.

E como a cultura é feita de figuras e factos, do passado e presente da vida humana, a Junta de Freguesia orgulha-se de editar este livro Quinta Real do Alfeite, por várias razões. A primeira, longe dos Autores pretenderem fazer um exaustivo estudo sobre esta propriedade com séculos de história, para o que não bastariam certamente vários volumes, houve a preocupação de elaborarem, com rigor, um breve ensaio histórico, desde as origens do sítio do Alfeite, sobretudo desde a Idade Média até ao fim da Monarquia e princípios da 1ª República. (…) Aos autores a gratidão da Junta de Freguesia e que este livro honre a nossa terra. Para as gerações do presente e do futuro.
Os autores do livro,Dr.Alexandre M.Flores e António N.Policarpo
O prefácio dos  autores do livro, Dr. Alexandre M.Flores e António N.Policarpo
“ Com este livro, intitulado Quinta Real do Alfeite: das origens ao advento da República*,apresentamos as vicissitudes, as pessoas e as instituições, no âmbito da história de Portugal e do património cultural deste sítio, que faz parte da circunscrição administrativa da actual Freguesia do Laranjeiro.
Esta edição, em forma de livro de bolso, que evoca o Alfeite, ao longo dos séculos, revela uma visão história, social e pitoresca do quinto real e áreas envolventes, com todas as suas vivências na região.

Aspeto parcial da assistência que marcou presença
O plano deste estudo desenvolve-se em cinco partes. A primeira parte abre com a descrição da localização, geográfica e orografia do território. A segunda aborda o período medieval em que o Alfeite este na posse da rainha Leonor Telles, do judeu David Negro e de D. Nuno Álvares Pereira. Na terceira parte salientamos a emergência das relações sociais e institucionais do Antigo Regime, com destaque para os proprietários da quinta, como os marqueses de Vila Real, o morgado dos Caminhas, os condes de Tarouca, a Casa do Infantado, os membros da família real, com destaque para D. Pedro II, Infante D. Francisco, D. Pedro III, a quem se deveu importantes obras de transformação do casarão senhorial num palacete, a expropriação das propriedades da referida Casa entre as quais o alfeite,excepto o seu paço para usufruto régio. A quarta parte compreende uma breve resenha da nova campanha de obras no palácio setecentista, dos prédios do almoxarifado do Alfeite, do contestado arrendamento da quinta a Costa Cabral, bem como da presença da família real no Alfeite, sobretudo dos reis D. Pedro V,D.Luís,D.Carlos e sua mulher, a rainha D. Amélia. Nesta parte, ainda referimos os efeitos do advento da República, com a entrega do palácio ao Ministério das Finanças e da quinta ao Ministério do Fomento, a Junta Autónoma para a Construção do novo Arsenal e a Intendência da Marinha no Alfeite.
Na quinta e última parte deste estudo, divulga-se uma antologia de textos sobre o Alfeite, publicados na segunda metade do século XIX e nos princípios do século XX.
Queremos deixar aqui registado a nossa gratidão a instituições e amigos que prestaram ajuda a este trabalho. A publicação deste livro foi possível graças ao apoio da Junta de Freguesia do Laranjeiro, a quem agradecemos”.

Aqui deixo uma sugestão não deixe de ler este livro e fique a conhecer toda a história da Quinta Real.