quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A PSORÍASE É UMA DOENÇA AUTO-IMUNE,CRÓNICA QUE SE MANIFESTA NO NOSSO MAIOR ORGÃO A PELE


COMUNICADO DE IMPRENSA

No dia 29 de Outubro


Dia Mundial da Psoríase celebra-se com espetáculo “PsoRia-se, Contagioso é o Riso”

 
O Teatro Armando Cortez, em Lisboa, recebe, no dia 29 de Outubro, pelas 21h30, o espetáculo “PsoRia-se, Contagioso é o Riso!”, uma iniciativa da PSOPortugal – Associação Portuguesa de Psoríase – no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Psoríase. O espetáculo, que após o sucesso do ano passado realiza este ano a sua segunda edição, conta a apresentação de Nilton e com a participação dos humoristas Diogo Faro e João Pinto, e dos músicos José da Câmara, Mico da Câmara Pereira, João Portugal, Ana Stilwell e Anjos.

 

O objetivo da iniciativa, que reúne vários artistas, de diferentes áreas, em torno de uma causa social, é alertar para o preconceito de que são alvo os doentes de psoríase, muitas vezes devido à ideia errada de que a psoríase é uma doença contagiosa.

 

“O humor e a música são ótimas formas de desmistificar o preconceito que ainda existe em relação à psoríase. No ano passado esta iniciativa teve uma adesão extraordinária, e estamos confiantes de que esta segunda edição, com mais artistas e maior variante, vai ser um enorme sucesso”, refere Vítor Baião, Presidente da PSOPortugal. E acrescenta: “Com o contributo de todos vamos conseguir desmistificar a doença e acabar com o preconceito e com a descriminação que afeta os doentes de psoríase”.

 

As entradas para o espetáculo são gratuitas e, por cada espectador, serão atribuídos 10 euros à PSOPortugal. Os bilhetes podem ser reservados através do número 218 508 114 (dias úteis das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 17h00) e levantados na loja do Diário de Notícias, na Avenida da Liberdade.

 
A psoríase uma doença crónica da pele que afecta 250 mil portugueses e mais de 125 milhões de pessoas em todo o mundo. Este ano o tema escolhido para assinalar o Dia Mundial da Psoríase é “Psoríase Sem Fronteiras, Tratamento Para Todos”, que pretende, simultaneamente,

sensibilizar a população para o facto de que a psoríase não conhece fronteiras mas também que o acesso ao tratamento deve ser garantido a todos os doentes.

 

Sobre o Dia Mundial da Psoríase




O Dia Mundial da Psoríase, a 29 de Outubro, foi celebrado mundialmente, pela primeira vez, em 2004, tendo sido instituído para mostrar à sociedade uma doença escondida. Trata-se de um evento verdadeiramente global que se propõe a dar voz aos 125 milhões de pessoas que sofrem de psoríase/artrite psoriática.

 

Sobre a PSOPortugal


A PSOPortugal – Associação Portuguesa da Psoríase, entidade com oito anos de existência, constituída em 2005, tem vindo a defender, apoiar e dar voz aos doentes de psoríase. E também a alertar e sensibilizar a sociedade para a discriminação social e profissional de que são alvo os cerca de 250 mil portugueses que sofrem de psoríase. É uma entidade sem fins lucrativos, com intervenção a nível nacional. Actualmente é sócia da Federação Internacional das Associações de Psoríase (IFPA) e da Federação Europeia das Associações de Psoríase (Europso).

Sobre a Psoríase



Uma imagem ilucidativa como a doença se desenvolve
no nosso maior orgão a pele
A psoríase é uma doença auto-imune, crónica que se manifesta no nosso maior órgão – a pele, não contagiosa, que pode surgir em qualquer idade. O seu aspecto, extensão, evolução e gravidade são variáveis, caracterizando-se pelo aparecimento de lesões vermelhas, espessas e descamativas, que afectam sobretudo os cotovelos, joelhos, região lombar, couro cabeludo e unhas. Desenvolve-se quando o sistema imunitário do corpo faz disparar um crescimento rápido das células cutâneas. Na pele saudável, as células amadurecem e perdem-se em 28 a 30 dias. Nas pessoas com psoríase, este processo acelera-se 3 a 4 dias. A origem da psoríase não está totalmente esclarecida.

Cerca de 10 por cento dos doentes acabam por desenvolver artrite psoriática. Esta traduz-se por dor e deformidade, por vezes bastante debilitante, das pequenas ou grandes articulações.

Em Portugal esta doença afecta mais de 250 mil pessoas e cerca de 125 milhões em todo o mundo.

Nota do autor do blog- neste texto de comunicado apenas inseri a imagem acima, no sentido de chamar a atenção das pessoas, dizendo que essa doença não é contagiosa

Não podia ficar indeferente, dai publicar este comunicado da A PSOPortugal – Associação Portuguesa da Psoríase.
JoaquimCandeias

 

Sem comentários:

Enviar um comentário