terça-feira, 20 de novembro de 2012

MUSEU DA MÚSICA, INAUGURADO DIA 25


MUSEU DA MÚSICA FILARMÓNICA VAI SER INAUGURADO NO DOMINGO DIA 25
O Museu da Música, localizado no centro histórico de Almada, na Rua Capitão Leitão, praticamente de braço dado com Incrível Almadense, vai ser inaugurado no próximo domingo dia 25 de Novembro, pelas 11 horas.

Este novo espaço da cultura almadense integra duas vertentes, a memória, singularidade e contemporaneidade da atividade filarmónica em Almada, e a homenagem à figura do maestro, transcritor e compositor Leonel Duarte Ferreira (1894-1951),referência e protagonista transversal à dinâmica musical associativa no concelho e na região metropolitana.
A Câmara Municipal de Almada adquiriu a casa em ruínas onde nasceu o maestro Leonel Duarte Ferreira, promovendo a sua refuncionalização como espaço de memória e fruição pública no âmbito da candidatura Almada Velha de Novo Centro, com apoios de fundos comunitários. Um investimento no valor de 460 mil euros.
Ao Som da banda Filarmónica
A exposição conta com fotografias, documentação instrumentos, pauta, batutas, entre outras peças, do espólio municipal e cedidas, pela Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense, a Sociedade Filarmónica Incrível Almadense, a Sociedade Filarmónica União artística Piedense, a Sociedade Recreativa Musical Trafariense e por particulares, evocam a presença da música na cidade. Um dispositivo sonoro permitirá uma melhor compreensão da tipologia de instrumentos que naturalmente associamos à sonoridade e imagem de uma banda filarmónica.

Homenagem ao maestro almadense

Dedicado especificamente ao maestro Leonel Duarte Ferreira, o museu integra ainda um dispositivo de multivisão que permite a ilusão do discurso direto do compositor, integrando a sua biografia no contexto da época, sublinhado por uma banda sonora que integra trechos de algumas das suas composições peças do reportório tocado por bandas de Almada.
No centro de Almada, na rua Capitão Leitão, fica localizado o Museu,tendo por fundo o edificio da Câmara Municipal de Almada. No próximo domingo pelas 11 horas a festa vai ser aqui.

Noticia
In” Almada Boletim/Novembro
Fotos/candeiasblogger.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

INAUGURADO O PISO SINTÉTICO DO CHARNECA DE CAPARICA

A CERIMÓNIA DA INAUGURAÇÃO OCORREU NO PASSADO DIA 10 DE NOVEMBRO
Em ambiente de festa teve lugar no Campo do Cassapo, na Charneca de Caparica a inauguração oficial do sintético  relvado do Charneca de Caparica Futebol Clube.Um importante melhoramento que teve a comparticipação da Câmara Municipal de Almada que comparticipou com 75% do valor total.
Presentes neste ato a presidente da Câmara Municipal de Almada, que sublinhou a importância dessa nova infraestrutura na vida da coletividade.Para além da cerimónia oficial em que maracaram presença autarcas e coletividades e associações recreativas, a mesma veio a culminar com um jogo de futebol a nivel de veteranos entre o Benfica e o Sporting.
O presidente do Charneca de Caparica Futebol Clube, no uso da palavra, enaltecendo o importante apoio dado pela Câmara Municipal de Almada, na concretização do sonho dos charnequenses.
No blog "desportoalmada.blogs.sapo.pt "uma reportagem alargada desse importante dia na vida da coletividade.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

PARQUE URBANO DO PRAGAL

OBRAS DE CONSOLIDAÇÃO DO PARQUE, A INCIDIREM NO TALUDE NA RUA ABEL SALAZAR NA ZONA DO ALMADA BUSINESS CENTER
Obras do Parque Urbano do Pragal prosseguem, aqui deixo algumas fotos da fase dos trabalhos que se estão a realizar e que vão dotar a zona do Pragal de um Parque Urbano que irá ligar-se por uma ponte pedonal, ao atual Parque da Paz
Nesta última imagem pode-se observar a rua Abel Salazar e o espaço de arruamento que vai até á delimitação do parque.Fotos JoaquimfCandeias.