sexta-feira, 10 de agosto de 2012

75º ANIVERSÁRIO MUSEU DE ÍLHAVO


Museu Marítimo de Ilhavo

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) foi fundado a 8 agosto de 1937. Lugar de memória dos ilhavenses que o criaram, o Museu começou por assumir uma vocação etnográfica e regional.
 
mmi-1.jpgO MMI foi e é testemunho da forte ligação dos ílhavos ao mar e à Ria de Aveiro. A “faina maior” (a pesca do bacalhau à linha com dóris de um só homem) nos mares da Terra Nova e da Gronelândia e as fainas agromarítimas da Ria são as referências patrimoniais do Museu.
 
 
A cada um dos temas corresponde uma exposição permanente que oferece ao visitante a possibilidade de reencontrar inúmeros vestígios de um passado ainda recente.
 
Na Sala dos Mares, a terceira exposição permanente do Museu, encontra-se uma variada coleção de modelos de embarcações que exprimem a diversidade do património marítimo-fluvial português e a forte ligação dos Ílhavos ao mar.
 
Além da riqueza das suas coleções e exposições, o edifício onde hoje habita o MMI, inaugurado a 21 de outubro de 2001, é só por si uma obra de arte pública. É um belo exemplar de arquitetura moderna, foi distinguido pela crítica em diversos momentos. Visitar o MMI é embarcar numa aventura dos sentidos; conhecimento e lazer.

Museu Marítimo de Ilhavo

mmi-1.jpgO Museu Marítimo de Ílhavo conta com quatro exposições permanentes, todas elas de temática marítima, todas elas singulares e dotadas de coleções ricas que são parte do património do Museu.
 
No piso inferior residem as exposições mais identitárias: a Sala da Faina/Capitão Francisco Marques, dedicada ao tema da pesca do bacalhau à linha com dóris, e a sala da Ria, dedicada às fainas agromarítimas da Ria de Aveiro.
 
No piso superior do edifício habita as terceira e quarta exposições de caráter permanente – a Sala dos Mares, relativa à memória da expansão oceânica dos portugueses e dos ílhavos e ao papel de abertura e experimentação que nela desempenharam as pescarias longínquas do bacalhau e a Sala das Conchas.

"extraído do site Museu Naval de Ílhavo"

É TUDO ISTO QUE AMANHÃ OS AMIGOS DO MUSEU NAVAL DE ALMADA VÃO VER EM ÍLHAVO E AO MESMO TEMPO PARTICIPAR NO ANIVERSÁRIO DO MUSEU QUE FOI FUNDADO A 8 DE AGOSTO DE 1937.

Nota: Não perca aqui nos próximos posts do  meu blogger  a reportagem sobre esta importante visita que dos Amigos do Museu Naval de Almada  a Ílhavo, sábado dia 11 de Agosto.

Mu

31 de Março de 2012 a  

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário