Museu Marítimo de Ilhavo
O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) foi fundado a 8 agosto de 1937. Lugar de memória dos ilhavenses que o criaram, o Museu começou por assumir uma vocação etnográfica e regional.

A cada um dos temas corresponde uma exposição permanente que oferece ao visitante a possibilidade de reencontrar inúmeros vestígios de um passado ainda recente.
Na Sala dos Mares, a terceira exposição permanente do Museu, encontra-se uma variada coleção de modelos de embarcações que exprimem a diversidade do património marítimo-fluvial português e a forte ligação dos Ílhavos ao mar.
Além da riqueza das suas coleções e exposições, o edifício onde hoje habita o MMI, inaugurado a 21 de outubro de 2001, é só por si uma obra de arte pública. É um belo exemplar de arquitetura moderna, foi distinguido pela crítica em diversos momentos. Visitar o MMI é embarcar numa aventura dos sentidos; conhecimento e lazer.
Museu Marítimo de Ilhavo

No piso inferior residem as exposições mais identitárias: a Sala da Faina/Capitão Francisco Marques, dedicada ao tema da pesca do bacalhau à linha com dóris, e a sala da Ria, dedicada às fainas agromarítimas da Ria de Aveiro.
No piso superior do edifício habita as terceira e quarta exposições de caráter permanente – a Sala dos Mares, relativa à memória da expansão oceânica dos portugueses e dos ílhavos e ao papel de abertura e experimentação que nela desempenharam as pescarias longínquas do bacalhau e a Sala das Conchas.
"extraído do site Museu Naval de Ílhavo"
É TUDO ISTO QUE AMANHÃ OS AMIGOS DO MUSEU NAVAL DE ALMADA VÃO VER EM ÍLHAVO E AO MESMO TEMPO PARTICIPAR NO ANIVERSÁRIO DO MUSEU QUE FOI FUNDADO A 8 DE AGOSTO DE 1937.
Nota: Não perca aqui nos próximos posts do meu blogger a reportagem sobre esta importante visita que dos Amigos do Museu Naval de Almada a Ílhavo, sábado dia 11 de Agosto.
Mu
31 de Março de 2012 a
Sem comentários:
Enviar um comentário