sábado, 24 de março de 2012

"in Livro"


 SORENA

44 ANOS ENTRE CACILHAS E O GINJAL
         Uma história com muitas estórias

 A  SNAB  NO GINJAL ERA  O "JOÃO NUNES"
 1969 a 1973
Joaquim Candeias
Vim de Alcácer do Sal para trabalhar na nova fase da Siderurgia Nacional, mais propriamente, na construção de uma estrada que ligava a SN à estrada nacional 10, mas que depois de quase concluída ficou sem efeito. Nessa altura, já tinha um irmão a trabalhar na Copenave na parte do Alfandegário. O meu pai foi trabalhar com o meu irmão e eu fui para o "João Nunes" uma vez que era assim que era conhecido o armazém da SNAB.Na altura, quem mandava no armazém era o próprio João Nunes e o Avelino(...)mais tarde havia ainda o Manuel Gomes que chefiava o armazém por cima do Refeitório e da Fábrica de redes


Era um trabalho em que fazíamos de tudo.Quando havia navios para abastecer,abastecíamos com víveres,redes e até lulas para isco quando os  navios pescavam á linha.Quando não havia, carregávamos material diverso como cadernais , manilha, descarregávamos o bacalhau,as caras e as línguas, pintávamos as portas de arrasto, fazíamos a manutenção das tubagens da muralha, descarregávamos a carne que vinha da Argentina  em sacas de serapilheira.fazíamos de tudo(excepto mexer no sal) e podíamos fazer várias coisas ao mesmo tempo...era o que nos mandassem. Na altura, não tínhamos tão pouco sitio onde mudar de roupa.Falámos com o Chefe e lá foram feitas umas obras e passámos a ter balneários onde vestir e despir, guardar  a roupa e tomar banho.
Ao todo éramos 11 trabalhadores efectivos.quando havia mais trabalho, eram contratados outros tantos e quando acabava, iam embora.

Sem comentários:

Enviar um comentário